04-07-2024 | 18h00
Lg. Dr. Valério de Morais
Debate
Em 2020 lançámos as sementes para o futuro das artes de rua na cidade e, com elas promovemos a discussão em torno da defesa do espaço público e recuperação do património urbano degradado, colocando-o ao serviço da população. Mais do que nunca urge pensar e discutir o espaço público, como um lugar ao serviço da população e onde os cidadãos devem ter uma palavra a dizer. Para este debate convidamos três personalidades que têm há vários anos uma intervenção artística e cultural no espaço público, para em conjunto refletirmos que espaço público queremos para a Covilhã.
Pedro Gadanho – arquiteto, curador e autor
Pedro Gadanho é arquitecto, curador e autor. Loeb Fellow 2020 da Universidade de Harvard, detém um mestrado em arte e arquitetura e é doutorado em arquitetura e mass-media. De 2012 a 2016, foi o curador de arquitetura contemporânea no Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, onde coordenou o Young Architects Program e organizou exposições como 9+1 Ways of Being Political, Uneven Growth e A Japanese Constellation. Entre 2015 e 2019, foi o director fundador do MAAT, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa, onde iniciou mais de cinquenta projectos, incluindo exposições e publicações interdisciplinares como Utopia/Distopia, Tensão & Conflito e Eco-Visionários. No biénio de 2020-21 foi o director executivo da candidatura de 17 municípios do interior português a Capital Europeia da Cultura 2027, seguindo-se a posição de Professor Convidado na Universidade da Beira Interior. Na Primavera de 2024, foi também Professor Convidado na Graduate School of Design da Universidade de Harvard. Gadanho editou o bookazine Beyond, o blog Shrapnel Contemporary e contribui regularmente para publicações a nível internacional. É o autor de Arquitetura em Público, recipiente do Prémio FAD de Pensamento e Crítica em 2012. Em 2022, lançou o livro Climax Change! How Architecture Must Transform in the Age of Ecological Emergency (ACTAR Publishers: New York/Barcelona).
Tiago Castro – gestor cultural, urbanista e investigador
Tiago Castro é gestor cultural, urbanista e investigador. É licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo e Mestre em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro, e tem uma especialização em Gestão e Produção de Espetáculos pela Universidade Lusófona do Porto. Nos últimos 20 anos, tem trabalhado principalmente no setor cultural como produtor, gestor, criador e formador em projetos culturais e artísticos a nível nacional e internacional. Em 2012, cofunda a 4iS Inovação Social, onde desenvolve projetos de transformação urbana através da cultura e da participação, redes culturais, processos participativos e práticas colaborativas e de cocriação. É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), tendo integrado a equipa de investigação do projeto «CREATOUR – Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais» (2016-2020) e foi consultor do projeto «CREATOUR Azores – Turning the Azores into a Creative Tourism Destination» (2019-2022). Atualmente, é bolseiro de doutoramento em Sociologia – Cidades e Culturas Urbanas com o projeto de investigação «INTERMEDIA – Os intermediários culturais na regeneração urbana em cidades de pequena dimensão» e é coordenador executivo do Observatório CREATOUR – Cultura e Turismo para o Desenvolvimento Local, do CES-UC.
Frédéric Da Cruz Pires – diretor artístico da Leirena Teatro e diretor/programador do festival Novos Ventos
Ator, encenador e professor. Mestrado em Artes Performativas – Teatro do Movimento pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Licenciado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Como ator trabalhou com João Mota (Teatro Maria Matos, Comuna – Teatro de Pesquisa, Teatro Nacional D. Maria II), Luca Aprea (ESTC), António Mercado (O Teatrão – ESEC), Nuno Pino Custódio (ESEC), Marco António Rodrigues (O Teatrão – ESEC) e Júlio Castronuovo (O Teatrão – ESEC), entre outros. Fundador e diretor artístico do LEIRENA TEATRO – Companhia de Teatro de Leiria.
Vítor Pereira – Presidente da Câmara Municipal da Covilhã
Advogado e Presidente da Câmara Municipal da Covilhã. Licenciou-se em Direito (Ciências Jurídicas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde foi membro da Associação Académica e do Conselho Diretivo. Frequentou uma Pós-Graduação em Direito Empresarial. Exerceu advocacia até tomar posse como Presidente do Município da Covilhã. Foi membro da Assembleia Municipal da Covilhã, Vereador na Câmara Municipal de 2005 a 2013 e Deputado na Assembleia da República na X Legislatura, onde integrou a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e a Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território. Integrou a Comissão de Ética e a Comissão Eventual de Acompanhamento e Avaliação da Política Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Foi Subdelegado da Região Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre 2010 e 2012. Foi Presidente da Comissão Política Concelhia do PS da Covilhã e foi membro do Secretariado e da Comissão Política da Federação Distrital de Castelo Branco do PS. É membro da Comissão Nacional de Jurisdição do PS desde 2004.
Ana Rita Carrilho – Presidente do Departamento de Letras da UBI
É docente e atual Presidente do Departamento de Letras, onde tem desempenhado, ao longo dos anos, os cargos de diretora do Curso de Português Língua Estrangeira e de coordenadora do Local de Aplicação e Promoção de Exames (LAPE), um protocolo com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE). É Doutora em Letras (Linguística) pela Universidade da Beira Interior e é membro integrado do centro de investigação LabCom, desenvolvendo investigação na área da Linguística Aplicada ao ensino de Língua Estrangeira/Língua Segunda e Português como Língua Não Materna. Colabora de forma estreita com a ASTA desde a data da sua fundação, participando na organização, produção e montagem de diversas atividades, festivais e espetáculos.