PIANO CONCERTO

Fernanda Canaud

FERNANDA Chaves CANAUD, é uma pianista franco brasileira, Doutora em Música pela UNIRIO, Mestre em Música Performance na UFRJ, mestranda em Ensino na ESART. Fez sua formação pianística com Linda Bustani, aluna de Yakov Zak (URSS); Homero Magalhães e Myrian Dauelsberg. Fernanda obteve diversos prêmios em concursos de piano no Brasil, entre os quais destaca o Concurso Internacional de Santa Maria, Jovens Solistas da Orquestra do CBM, Concurso Nacional Arnaldo Estrela, Concurso Nacional Villa-Lobos, entre outros. Trabalhou na organização e fundação da Escola Superior de Música da Universidade Cândido Mendes (Nova Friburgo) e foi sua primeira diretora de 2001 até 2004. Lecionou piano nas Universidades: UNIRIO (RJ) e UNINCOR em Leopoldina (MG) UCAM (NF) e Escola de Música Villa-Lobos (RJ).

Paralelamente às suas atividades acadêmicas, trabalha intensamente como camerista e solista, sempre interessada na divulgação da música brasileira clássica e popular. Realizou concertos com as melhores orquestras brasileiras e no exterior apresenta-se regularmente como solista na Europa, Oriente Médio e EUA. Em sua discografia, constam 8 CDs lançados, por diversos selos: Biscoito Fino, Kuarup, Rádio MEC/ IMS, além da gravação da Obra Completa Para Violoncelo & Piano de Radamés Gnattali com o músico inglês, radicado no Brasil, David Chew. Em 2016 lançou um DVD nos Estados Unidos, pela Cia Majestic Mews com repertório de Música clássica brasileira. Atualmente têm extenso material publicado em vídeo na sua página YouTube – Fernanda Canaud.

Em 2012, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes (SP, 2012). Desde abril 2017 atua como produtora e programadora artística dos “Domingos Clássicos Internacionais” da Sala Municipal Baden Powell no RJ.  Em 2018 estreou no cinema, tocando na trilha sonora do filme Antes Que Eu Me Esqueça de Tiago Arakilian, premiado em diversos festivais de cinema, cuja música original foi composta por Caio Márcio Santos (seu filho). Desde 2019, após tournée na Europa e Líbano pelo projeto Música No Museu, radicou-se em Portugal, trabalhando como pianista e professora na EPABI – Covilhã. Em 2020, apresentou um projeto de 8 recitais pela Câmara Municipal da Covilhã, nomeadamente: Concertos Clássicos Pedagógicos Para As Famílias e Jardins de Verão, com ótimo público. Em 2021, assumiu também a cadeira de professora de piano e acompanhadora na Academia de Música de Pinhel e Conservatório de Música da Covilhã atuando como professora e coordenadora. Na TV SIC atua como pianista na novela de Manoel Carlos, “Viver a Vida”.