Transfiguração

Nuno Pinheira

Transfiguração é o nome escolhido pelo músico para um recital que pretende representar tudo aquilo que esta palavra pode significar.
Transfiguração é uma viagem pela história da música e pelas várias transformações que foi sofrendo, com especial incidência no período compreendido entre os séculos XVIII e XXI.
Todos os dias a música, bem como o mundo, sofrem o fenómeno da “Transfiguração”, este é o mote para a construção deste recital. Perceber de que forma a música se deixou influenciar por um mundo em mudança, mas de que forma, esta, também o influenciou para essas mudanças.
Para além de uma viagem temporal, também somos levados a viajar por vários países, passar por vários centros culturais europeus, bem como, vários centros culturais do mundo.
Outra das “Transfigurações” presentes neste recital é a do próprio músico e a forma como o seu trabalho musical também foi sendo “Transfigurado”, nomeadamente depois da pandemia de Covid-19 e com tudo o que este evento acarretou no que à construção musical e cultural diz respeito.
“Transfiguração” leva-nos então a viajar pela obra musical de Compositores como J.S Bach, M. Ponce, N. Koshkin, A. York, entre outros.

Guitarra clássica – Nuno Pinheira